Me ligue agora

Você sabe a diferença entre os tipos de pneus?

30/07/2018 | Notícias

Você já ouviu muito por ai que cada pneu tem seu uso, e sabe bem que não se deve colocar um pneu de implemento para uso fora de estrada, mas será que sabe em que situação usar cada pneu ?


Viemos esclarecer de vez esse ponto e deixá-los informados qual o uso de cada tipo de pneu.


Agrícola


Os pneus agrícolas são subdivididos entre: Agrícola Diagonal, Agrícola Radial, Alta Flutuação e Implemento.


Os pneus para transporte agrícola tem um papel importante e integral nos processos agrícolas.


Agrícola Diagonal


Os pneus diagonais no geral são pneus tradicionais que utilizam a carcaça com as lonas sobrepostas, formando um aspecto diagonal passando uma por cima da outra coberta por fibras têxteis.


O fato das lonas não se friccionarem evita um aumento de temperatura dentro do pneu, aliando este benefício a sua rigidez aumentando a durabilidade.


Normalmente, os pneus diagonais são construídos com lonas de nylon e têm como propriedade a maior capacidade de resistir a impactos, excelente elasticidade e elevada vida útil.
Além disso, o consumo de combustível é menor e o motorista ganha mais estabilidade e aderência na direção.


Agrícola Radial


No pneu radial, as lonas da carcaça estão dispostas de talão a talão no sentido radial da circunferência.


Os pneus radiais também têm cintas que enrijecem a área da rodagem restringindo o crescimento e dando estabilidade às barras quando em contato com o solo. Pneus radiais têm o costado mais flexível que os diagonais, que em combinação com as cintas enrijecedoras proporcionam tração e eficiência.


Os radiais são, via de regra, construídos de lonas de poliéster, que têm menor resistência a impactos comparados com nylon, mas apresenta elevada estabilidade dimensional, o que resulta em menor deformação de carcaça.


O fato das lonas não se friccionarem evita um aumento de temperatura dentro do pneu. Aliando este benefício a sua rigidez, a durabilidade é aumentada, economizando mais dinheiro a longo tempo.Além disso, o consumo de combustível é menor e o motorista ganha mais estabilidade e aderência na direção.


Alta Flutuação


A principal característica dos pneus de alta flutuação é a tração contra a compactação do solo.


É extremamente necessário que o pneu de alta flutuação tenha tração máxima e a compactação mínima do solo.


A compactação do solo causa perdas de rendimento a massa do solo , isso pode interferir no crescimento das raízes saudáveis causando perdas para o agricultor.


Os pneus para alta flutuação devem ter um alto índice de carga em velocidades superiores, baixa rumorosidade do pneu e a baixa compactação do solo.


É importante que a banda de rodagem destes produtos expulse a terra que se acumula nos sulcos dos pneus durante o trabalho em solos agrícolas, garantindo maior tratividade.


Implemento


Pneus de implemento são usados praticamente em todo o tipo de rebocadores de implemento: vagões, semeador, enfardadeiras, trator de plantio.


É importante que os pneus para implemento tenham banda de rodagens constituídas de raias longitudinais proporcionando baixa resistência ao rolamento , excelente flotação e ampla área de contato proporcionando segurança e garantindo um bom rendimento ao agricultor.


Florestal


Os pneus florestais são indicados para tratores florestais e operações agrícolas extremas.
É importante que os pneus florestais sejam compostos por uma borracha resistente a cortes, furos e objetos que podem estar no solo.


Nossa linha de pneus florestais foi projetada com alta tecnologia para proporcionar resistência em seu desempenho e durabilidade.


O segmento florestal tem registado um crescimento notável nos últimos anos e segue com esta oferta ampliada para podermos oferecer cobertura a todas as necessidades dos diferentes canais de distribuição com que operamos.


Não é recomendado utilizar os pneus florestais em asfalto , caso isso seja necessário é indicado a utilização do caminhão prancha, montados em aros (rodas) bem conservados e com dimensões adequadas ao seu tamanho sendo ele lastrados, incluindo peso adicional para maior tração.


Fora de estrada (OTR)


Os pneus fora de estrada, também conhecidos como OTR (off the road), são próprios para trilhas e totalmente preparados para qualquer tipo de erosão, inclinações de variados graus, decidas, subidas entre outros.


Esse pneu é reconhecido pelas inúmeras características físicas como a largura e altura, tipo e profundidade de banda de rodagem, desempenho em campo como flutuação e tração, estabilidade, resistência e dirigibilidade.


Os pneus comercializados pela HP/ Big Tires proporcionam maior resistência a perfurações, fornecem durabilidade e controle em todas as condições de tempo, permite excelentes condições de frenagem e desempenho superior na direção.


Como o pneu fora de estrada está em contato direto com a lama é recomendada a utilização de sulcos mais profundos, tendo assim mais facilidade de remover a lama do pneu durante o percurso, essa ação é uma forma de conservação e aumento da vida útil do pneu.


Caso a lama não seja eliminada das rodas, a tração pode acabar e consequentemente o veículo para, outra sugestão é o uso dos pneus mais estreitos e altos para caso de atolamento.


Industrial


Os pneus industriais se enquadram na utilização em carrinho industrial, empilhadeiras, equipamentos portuários, entre outros.


Temos uma ampla linha de produtos para indicações que abrangem inúmeras aplicações, oferecendo alto desempenho, ótima aplicação para ciclos curtos e longos de serviços e estabilidade direcional.


Em questão da calibragem dos pneus industriais, é extremamente importante saber qual o tipo de pressão recomendada, pois pode haver diferenças da especificada em termos gerais, como nos casos de trabalho em terrenos com inclinação de rampa ou em serviços nos quais metade do trajeto é realizada sem carga.


Pneus industriais exigem uma manutenção periódica, sendo ideal a checagem semanal da pressão. Prezando a conservação dos pneus, é recomendado calibrar os pneus quando estes ainda estão frios, sendo normalmente no período da manhã ou após duas horas de máquina parada.

 

Compartilhe nas redes sociais:

Me ligue agora

Preencha os campos embaixo que entraremos em contato: