Me ligue agora

Saiba o que fazer quando o carro “ferve”

09/01/2019 | Notícias

Muitos motoristas já passaram por uma situação que costuma assustar as pessoas, especialmente aquelas que estão enfrentando o problema pela primeira vez. Basicamente é o que acontece quando o carro aquece mais do que deveria, fazendo com que uma grande quantidade de fumaça acabe saindo de dentro do motor do veículo.

 

Esta situação costuma ser definida como o momento em que o carro “ferve”. Na grande maioria dos casos o carro costuma avisar isso com uma certa frequência, mas muitos motoristas seguem o seu caminho normalmente, sempre pensando que vai dar tempo de chegar no destino. Mas, do nada, o carro para e a fumaça toma conta do ambiente. O problema faz com que o veículo geralmente pare quando existe a falta de água suficiente no radiador do carro, fazendo com que o motor não seja devidamente arrefecido. Confira algumas dicas do que fazer quando isso acontece.

 

Pare em um lugar seguro

A primeira coisa que deve ser feita é parar o carro em um local que realmente seja mais seguro. Nada de abandonar o veículo no meio da pista. Geralmente quando o carro começa a ferver ele ainda consegue andar mais alguns metros.

 

Ligue o ar quente

A grande maioria das pessoas não sabem e nem imaginam ligar o ar condicionado do carro quando isso acontece, mas ele realmente poderá se tornar um aliado. O ar quente ajuda a dissipar o calor concentrado no interior do veículo. O ar quente deve ser ligado no máximo para que o efeito seja obtido.

 

Cuidado com a fumaça preta

Preste sempre atenção na cor da fumaça. Se ela for branca, sinal de que o problema realmente é a água. Mas quando a cor da fumaça for preta, é sinal de que o carro está pegando fogo.

 

Espere

Espere cerca de meia hora para tomar qualquer tipo de atitude em relação ao carro que está fervendo. O risco de mexer no radiador antes disso é acabar entrando em contato com liquido em ebulição. E tente usar sempre um pano na hora de colocar as mãos no capô. 

 

Coloque o líquido

Depois deste tempo, coloque água na quantidade indicada e procure um mecânico ou entre em contato com o seguro. O carro deve passar por uma inspeção profissional para saber se o veículo não sofreu alguma avaria mais severa.

 

Fonte: Salão do Carro

Compartilhe nas redes sociais:

Me ligue agora

Preencha os campos embaixo que entraremos em contato: