Me ligue agora

Saiba como ler o seu pneu

28/06/2017 | Notícias

Muitas pessoas têm dúvidas na hora de reconhecer todas as informações que vêm descritas nos pneus que compramos. Reunimos algumas dicas importantes que vão ajudar na leitura de um pneu:
175 – Largura do Pneu em Milímetros
É a largura do pneu novo (em mm), montado no aro de medição, sem carga e sem incluir barras de proteção, decorativas ou inscrições. A banda de rodagem possui então, no caso da imagem acima, 175 milímetros de largura.
55 – Altura e largura da seção – olhando o pneu montado, é a altura entre a banda e a roda (diâmetro externo e o diâmetro interno do pneu).
R – Estrutura Radial – Indica o raio (segmento que une o ponto central de uma circunferência ao outro ponto) do pneu.
13 – Diâmetro interno (aro) em polegadas – É a distância linear entre as bordas do aro. Neste caso, o aro tem 13 polegadas.
82 – Índice de Carga
Como ler índice de carga?

Para saber o peso máximo que o seu pneu suporta, você encontrará abaixo, na tabela, um destes números estampados no seu pneu depois da medida.

V – Índice de Velocidade
Qual é a velocidade máxima do pneu?
A velocidade máxima nada mais é do que a velocidade máxima permitida no seu pneu para que não tragam danos. Trouxemos uma tabela que descreve a velocidade de acordo com a Letra descrita no final da leitura do Pneu. Por exemplo: 175/55 R13 82V e V é a letra que designa a velocidade do pneu. Neste caso, V representam 240 km/h na tabela. Sistema automático de índice de velocidade.

Resumindo:

É importante alinhar o pneu?
Pneus desequilibrados causam vibrações e podem fazer com que o desgaste seja maior e mais rápido, diminuindo assim sua vida útil. Além disso, danos podem ser causados a suspensão do veículo. Por isso, é importante que os pneus sejam alinhados quando montados pela primeira vez na roda do carro e quando houver um reparo ou troca.

Dicas para a conservação do pneu:
• Verifique sempre a calibragem dos pneus.
• Alinhamento: deve ser feito a cada 10 mil quilômetros.
• Balanceamento: deve ser realizado a cada 5 mil quilômetros.
• Efetuar o “rodízio” a cada 5 mil quilômetros.

Alinhamento: é o processo de regulagem dos ângulos da direção e suspensão do veículo, mantendo-a perpendiculares ao solo e paralelas entre si.
Balanceamento: é o processo de compensação feito para equilibrar o conjunto de pneu e rodas do veículo, permitindo que a roda gire sem provocar vibrações nos veículos em determinadas velocidades.
Rodízio: é a troca periódica de posição dos pneus nos eixos. Isso proporcionará o desgaste mais uniforme, prolongando a vida útil dos pneus.

Compartilhe nas redes sociais:

Me ligue agora

Preencha os campos embaixo que entraremos em contato: