Me ligue agora

Correio técnico: suspensão de eixo rígido precisa de alinhamento?

25/07/2019 | Notícias

É verdade que suspensão do tipo eixo rígido, como a traseira do Renault Kwid, não precisa de alinhamento? – Sergio Ricardo Alves Nogueira, por e-mail

Sim, porque seu projeto não prevê esse tipo de ajuste. O mesmo acontece no sistema por eixo de torção, que é o mais popular do mercado por ser simples e robusto.


Deve-se checar a o alinhamento a cada 10.000 km ou após cair em buracos ou colidir bruscamente com o meio-fio
Deve-se checar a o alinhamento a cada 10.000 km ou após cair em buracos ou colidir bruscamente com o meio-fio (Divulgação/Honda)

Já a suspensão com eixo rígido é mais comum em picapes feitas sobre chassi de longarina, apesar de também equipar o hatch da Renault e o Chery QQ.

Mas é possível que o eixo traseiro desses veículos fique desalinhado após sofrer um impacto severo, como ao cair em um buraco ou colidir lateralmente contra o meio-fio.


Nesse caso, a solução não é o alinhamento: o correto é que um especialista analise a extensão das avarias e faça ou desempenamento da peça ou mesmo a troca de todo o conjunto.

Já nos automóveis com suspensão traseira independente o alinhamento é previsto e necessário como ocorre no eixo frontal.

FONTE: QUATRO RODAS

Compartilhe nas redes sociais:

Me ligue agora

Preencha os campos embaixo que entraremos em contato: