Me ligue agora

Cinco dicas e cuidados para pegar a estrada em feriados

30/05/2018 | Notícias

Com vários feriados nacionais e vários pontos facultativos, este é o ano ideal para quem pretende curtir uma temporada de férias, mesmo que curta. Mas, para que você tenha apenas diversão, é importante se precaver, principalmente em datas especiais, quando mais pessoas decidem viajar.

 

Para tornar seu passeio seguro, é necessário levar em conta alguns detalhes. Fique atento e veja as 5 dicas e cuidados para pegar a estrada em feriados:

 

1 – Faça uma revisão do carro

 

Essencial para fazer uma viagem tranquila, a checagem geral do automóvel e das peças vai proporcionar uma rota segura. Saiba o que você deve verificar antes de seguir seu destino:

 

Pneus

 

Veja como está a condição dos pneus, pois eles não devem ultrapassar o limite de desgaste mínimo. Para facilitar o procedimento, esses itens possuem uma espécie de indicador, o TWI. Não se esqueça de ver a pressão de acordo com a recomendação do fabricante. Normalmente se encontra em uma etiqueta colada na área da tampa do combustível ou das portas.

 

Alinhamento da direção

 

O processo deve ser feito a cada 5 mil quilômetros rodados para evitar os desgastes em excesso. Sem contar que o risco de um acidente pode diminuir ao alinhar corretamente a direção.
Níveis de fluidos de freio, motor e direção

 

O fluido de freio tem a responsabilidade de transmitir a pressão que aciona as sapatas e as pastilhas de freio contra discos e tambores. Se estiver baixo, lembre-se de que jamais deve ser complementado, pois isso pode ser um sinal de vazamento nas rodas ou no motor.

 

Já o nível de óleo precisa ser conferido com o motor frio. Faça a troca a cada 10 mil quilômetros ou a cada 6 meses para não causar um superaquecimento. Quanto à direção, a substituição deve ser realizada entre 35 mil e 50 mil quilômetros. Caso esteja fora do prazo de validade, pode ocorrer ruído e prejudicar as engrenagens. O ideal é levar o veículo até uma oficina para que ele conserte todos esses problemas.

 

Para-brisa

 

As palhetas do limpador precisam ser trocadas no mínimo 1 vez por ano. Isso porque a ação da chuva e do sol pode ressecar e estragar o componente. Regule ainda o jato de água.

 

Bateria

 

Veja se está em boas condições. Você pode fazer a medição da carga da bateria junto a um mecânico.

 

 


2- Não dirija com sono

 

Por motivos óbvios, não é recomendado dirigir se está esgotado fisicamente. Você pode colocar sua vida e dos passageiros em risco. O ideal é fazer uma parada a cada 2 horas, seja para despertar, para fazer um lanche ou para dormir por algumas horas em algum.

 


3 – Respeite a sinalização

 

Faça ultrapassagens apenas quando for permitido e se tiver uma boa visibilidade da área. É importante viajar com os faróis acesos para que os outros carros possam te ver com mais facilidade. E não se esqueça de respeitar o limite de velocidade, já que ele foi definido com base em questões técnicas. Qualquer ousadia pode causar graves acidentes e colocar a sua e a de outros em perigo.

 


4 – Tenha cuidado com a carga

 

Ao dirigir na estrada, procure distribuir as malas de uma forma que o carro não fique desequilibrado. Também é fundamental não deixar objetos soltos dentro do automóvel. Em uma freada brusca, alguém pode se machucar, já que o item pode ser arremessado contra os passageiros.

 


5 – Verifique as condições de tempo

Fundamental antes de pegar a estrada em feriados, conferir as condições climáticas pode te ajudar a fazer uma ida muito mais segura. Existem diversos sites que mostram como estará o tempo no dia em que for viajar. Também é recomendado verificar as situações das estradas para não ter surpresas desagradáveis ao longo do caminho.

 

 

 

Fonte: Portal Auto Shopping

Compartilhe nas redes sociais:

Me ligue agora

Preencha os campos embaixo que entraremos em contato: