Me ligue agora

As 10 rodas (de série) mais famosas – e copiadas

05/06/2018 | Notícias

Audi-a8

A segunda geração do sedã topo de linha da Audi foi responsável por inaugurar uma das rodas mais copiadas de todo o mundo. Com 12 raios e acabamento brilhante, a roda que tem desenho comparado com um ralo de banheiro é comumente visto em modelos da Volkswagen ou em alguns Audi da década de 2000, como o A3 de primeira geração.


Chevrolet Astra GSI

Um dos representantes dos esportivos de fábrica dos anos 2000, o Astra GSi deixou suas rodas como legado. O desenho composto por cinco raios é bonito e esportivo, mas sua proeminência externa é quase que um ímã para as calçadas mais altas, por isso não é difícil ver uma dessas toda ralada. Também não é difícil vê-las instaladas, em menor escala ou como calotas, em alguns Corsa e Celta.


Fiat Punto Sporting

A versão de visual esportivo do hatch tinha como destaque suas belas rodas. Os 15 raios e o acabamento diamantado (com fundo cinza) não apresentava nenhuma novidade de design, mas agregava esportividade na medida para o Punto Sporting. Não por menos, hoje é comum ver réplicas em formato de calotas equipando carros de diversas marcas. Alguns anos depois, o Honda Civic LXL chegava com rodas um tanto parecidas. Será que foi inspiração?


Fiat Uno 1.6 R

O auge da esportividade do Fiat Uno foi a versão R equipada com motor 1.6 de 92 cv de potência – número forte para a época. No visual, vários destaques: a faixa preta lateral e a tampa traseira da mesma cor (com acabamento fosco) marcaram a versão, mas não eram tudo. As características rodas de quatro raios e desenho quadrado marcaram época e podem ser vistas, ainda hoje, equipando diversos (e antigos) Uno de versões inferiores por aí.


Ford Focus ST

As rodas da versão esportiva do Focus fizeram tanto sucesso que foram utilizadas também nas gerações seguintes. Também foram reutilizadas em outros modelos como o Fiesta e o conceito do novo Ka. Os cinco raios, que formam cinco “gomos”, dispensam acabamentos brilhantes ou diamantados.


Mercedes-Benz AMG

Estas não foram utilizadas em apenas um modelo, mas em quase toda a linha de esportivos AMG. Mesmo sem grandes artifícios visuais, as rodas de cinco raios finos e acabamento diamantado transpiram esportividade e são características dos modelos da divisão AMG. Não só se espalhou pela gama da marca, como também foi alvo de diversas produções de réplicas.


Porsche 911

Originalmente lançada junto da primeira geração do Porsche 911, na década de 1960, as rodas “Fuchs” são as mais clássicas desta lista. Com o tradicional fundo preto, as rodas não só foram replicadas e copiadas durante todos esses anos, como foram reeditadas na série especial do 911 “50 Years Edition”, em 2013.


Volkswagen Gol GTI

A Volkswagen sabe muito bem como é ter uma roda famosa e copiada. E o principal exemplo disso é a aclamada Orbital, que equipou o saudoso Gol GTI. Apesar de ser levada como um sonho de consumo pelos donos de Volkswagen mais antigos, a roda Orbital é, com certeza, a mais replicada (ou copiada).

Bastam algumas voltas pelas ruas para serem vistas em qualquer tamanho (de 13 a 20 polegadas), qualquer acabamento (brancas, cinzas ou diamantadas) e qualquer formato (liga leve ou calotas). Ah, em qualquer carro também.


Volkswagen Golf GTI

Dizem que estas são as novas Orbitais, mais sofisticadas, raras e caras. Com acabamento diamantado, a roda do Golf GTI com cinco raios arredondados teve grande apelo na fama conquistada pelo hatch de quinta geração. Como o modelo nunca veio oficialmente ao Brasil, elas são difíceis de serem encontradas por aqui.


Volkswagen Passat CC

Antes de se tornar apenas CC, o Passat CC chegou com a ousada proposta de seguir o visual de sedã-cupê do Mercedes-Benz CLS. Para ser diferente do restante da linha Passat, representados por linhas sóbrias, o modelo tendia à esportividade – e as rodas acompanharam. Com desenho que remete à uma turbina de avião, as rodas ganharam cópias em diversos tamanhos e são facilmente vi

Compartilhe nas redes sociais:

Me ligue agora

Preencha os campos embaixo que entraremos em contato: